Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa e Área de Concentração
 
Área de Concentração: Design, Tecnologia e Sociedade
O Programa de Mestrado em Design da Universidade de Brasília tem área de concentração em ‘Design, Tecnologia e Sociedade’. Esta área refere-se a estudos teóricos, práticos, históricos, críticos, estéticos e éticos na área do design e sua relação com tecnologia, cultura, educação, governo e sociedade. Os estudos visam atender a formação de docentes e pesquisadores na área de design, tecnologia e sociedade para o Brasil, especialmente na região centro-oeste e outros países.
 
– Linha de Pesquisa em Design, Cultura e Materialidade (DCM)

A linha de pesquisa Design, Cultura e Materialidade explora os processos, sistemas e materialidade relacionados ao cotidiano a partir da perspectiva do design. Seu objetivo é compreender as inter-relações entre cultura, tecnologia, sustentabilidade e educação, considerando as dimensões estética, simbólica, sociocultural e ecológica que permeiam o campo do design. Privilegia relações transdisciplinares entre áreas do conhecimento e sistemas, investigando tecnologias, soluções ecossistêmicas e seus impactos sociais, promovendo a construção de uma sociedade mais inclusiva, equitativa e responsável.

– Linha de Pesquisa em Design, Espaço e Mediações (DEM)

A linha de pesquisa Design, Espaço e Mediações propõe uma reflexão sobre o papel do design na configuração do espaço e dos sistemas complexos a partir das experiências de articulação do capital simbólico em processos de transformação dos hábitos. Está voltada às questões fundamentais do campo da cultura pela mediação tecnológica, social, comunicacional, artística e analisa os desafios da introdução de novos suportes, canais e modelos de mediação para o exercício ativo da cidadania.

– Linha de Pesquisa em Design, Informação e Interação (DII)
A linha de pesquisa Design, Informação e Interação investiga os contextos que envolvem a informação na vida em sociedade, assim como a pluralidade dos processos e aplicações em design. Abrange análise teórica, empírica, crítica e estética no cenário do design contemporâneo, conjugando aspectos técnicos e poéticos. Compreende estudos sobre as tecnologias da informação e comunicação em sistemas inteligentes, interativos, lúdicos, pervasivos, de visualização ou de aprendizagem.
 
Quer conhecer mais sobre as linhas de pesquisa? No ano de 2020 foi elaborado um Dossiê sobre o PPG Design na Revista DAT Journal. Se você quiser conhecer mais sobre cada uma das linhas, veja os artigos aqui:
– Design, Cultura e Materialidade 
– Design, Espaço e Mediações
 
Pular para o conteúdo