Exposição Sentidos

Local: Centro Cultural ADUnB
Coordenação: Celia Matsunaga e Marisa Maass
Organização: PPG Design UnB

A exposição Sentidos foi constituída a partir de investigações discentes propostas na disciplina Fundamentos em Design, Espaço e Mediações, do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília, com curadoria das Professoras Célia Matsunaga e Marisa Maass.
A partir dos eixos Cidade, Visualidade, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Educação, alunas e alunos partilharam relatos, trajetórias e reflexões sobre as espacialidades diversas que compõem a realidade em que vivemos.
Na escala do corpo, os estímulos sensoriais estão permanentemente a evocar memórias e histórias, próximas ou distantes no tempo, e nos deixam, assim, imersos a todo instante em espaços preenchidos por uma miríade de emoções e afetos. Qual o sabor da infância? Como é a textura da segunda-feira? Se conseguirmos atentar às potenciais conexões que nossos corpos estabelecem com o ambiente que os rodeia, um simples passeio pela quadra ou a espera no ponto de ônibus podem dar pistas sobre traços fundantes de nossa identidade.
Na escala da cidade, fabrica-se o espaço do possível. Encontros, desencontros. Percursos, bloqueios. Avanços, resistências. Lugares, ausências. O monumental e o cotidiano se entrelaçam, abrindo caminhos para existências compartilhadas. O fazer da cidade se revela como projeto coletivo, histórico e sempre político. E se constrói com madeira, metais, asfalto e concreto, mas também com as palavras, relatos, e linguagens todas de seus habitantes.
Nesse processo, as práticas urbanas dos cidadãos são conectadas entre si, formando complexas redes materiais e imateriais. A malha viária, as notificações do grupo e o número de seguidores adquirem pesos similares na experiência da cidade, que se expande também pelo ciberespaço.
Por fim, vislumbramos ainda o espaço na escala do imaginário, onde o design, a arquitetura e a arte se encontram. O espaço do impossível. Encontrar a poética nos meandros da vida urbana significa abrir a vida para futuros alternativos. Assumir o poder de criar; projetar novas histórias e novos sentidos para a cidade.
Percorrendo as espacialidades diversas, sinta-se convidado a contribuir nessa construção e, a partir das imagens percebidas e oferecidas às nossas experiências, criar cidades outras nas janelas que se abrem pela imaginação espacial.

Eixos principais:
Visualidade