Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa e Área de Concentração (Mestrado e Doutorado)
 
Área de Concentração:
 
O Programa de Mestrado em Design da Universidade de Brasília tem área de concentração em ‘Design, Tecnologia e Sociedade’. Esta área refere-se a estudos teóricos, práticos, históricos, críticos, estéticos e éticos na área do design e sua relação com tecnologia, cultura, educação, governo e sociedade. Os estudos visam atender a formação de docentes e pesquisadores na área de design, tecnologia e sociedade para o Brasil, especialmente na região centro-oeste e outros países.
 
Linhas de Pesquisa:
 
– Linha de Pesquisa “Design, Cultura e Materialidade” (DCM): investiga as relações entre design, cultura e materialidade, compreendendo-as como um campo multifacetado que media experiências, significados e transformações socioculturais, que abrange as interações e percepções do ambiente e o significado cultural de artefatos e espaços. Para tanto, explora processos e sistemas que articulam tecnologia, sustentabilidade e educação sob uma perspectiva transdisciplinar, considerando as dimensões estética, simbólica, teórica, ecológica e ética que permeiam o cotidiano. O foco recai sobre as materialidades e tecnologias emergentes e seus impactos no ecossistema e na vida humana, buscando investigar como abordagens contemporâneas podem promover inclusão, colaboração, cuidado e resiliência frente aos desafios socioambientais atuais.
 
– Linha de Pesquisa Design, Espaço, Linguagens e Mediações” (DELM): propõe uma reflexão sobre o papel do design na configuração de espaços físicos, virtuais e sociais. A discussão apoia-se nas ideias de Milton Santos e nos estudos sobre sistemas complexos, definidos por Edgar Morin como a articulação entre diferentes linguagens e formas de conhecimento, que envolvem relações de natureza simples às transversais. A Linha Design, Espaço, Linguagens e Mediações articula-se com diferentes áreas de produção de conhecimento, que envolvem as artes, a comunicação, a arquitetura, a educação, além de áreas de produção de conhecimento inclusas nas ciências humanas e sociais. Entre a Comunicação e Artes, o Design é explorado como agente mediador que, por meios tecnológicos, sociais e comunicacionais, organiza as experiências sociais e culturais. Na Arquitetura, a investigação sobre a linguagem configura sua essência e apresenta convergência fundamental. Na educação, assume sua vocação para a formação e análise no campo do design.
 
– Linha de Pesquisa “Design, Informação e Interação” (DII): A linha de pesquisa Design, Informação e Interação investiga os contextos que envolvem a informação na vida em sociedade, assim como a pluralidade dos processos e aplicações em design. Abrange análise teórica, empírica, crítica e estética no cenário do design contemporâneo, conjugando aspectos técnicos e poéticos. Compreende estudos sobre as tecnologias da informação e comunicação em sistemas inteligentes, interativos, lúdicos, pervasivos, de visualização ou de aprendizagem.
 
Acessar o conteúdo